Open Ephys

Atualização: a produção dos equipamentos Open Ephys está temporariamente pausada devido à pandemia de COVID-19.

O Open Ephys é uma plataforma aberta para registros eletrofisiológicos de atividades unitárias e atividade de campo local em animais, com o potencial de expansão para uso em eletroencefalografia em humanos, permitindo registros de até 512 canais com o custo do sistema completo até 10 vezes menor que produtos  comerciais. O software de coleta de sinais é totalmente aberto, permitindo maior flexibilidade no desenho experimental e principalmente realização de experimentos com alça-fechada (closed-loop), onde, por exemplo,  a detecção de um evento cerebral dispara uma intervenção, como uma estimulação.

Placa de aquisição Open Ephys

A placa de aquisição é o centro do sistema de aquisição e permite a interface de 8 headstages e de 8 canais da placa I/O para entradas e saídas digitais, com uma taxa de amostragem de até 30 kHz. Os headstages podem ser adquiridos com acelerômetros que permitem capturar a movimentação do animal nas três dimensões do espaço, podendo ser adquiridas em diferentes configurações, com resolução padrão de 16 bits e filtragem de 0.1 a 20 kHz (http://intantech.com/index.html).

Diferentes Headstages compatíveis com o sistema Open Ephys


O software de aquisição (Open Ephys GUI) é desenvolvido em código aberto e seguindo um protocolo que permite integrar facilmente ao sistema os códigos desenvolvidos por outros pesquisadores.  A atual GUI conta com constantes testes de uma comunidade de mais de 300 usuários ao redor do mundo.
O que torna este sistema de registro atraente é que o Open Ephys não foi feito para satisfazer um propósito específico, é uma ferramenta modular e dinâmica que pode se adaptar às necessidades de neurocientistas de diferentes campos e especialidades.


http://www.open-ephys.org/

Laboratórios que já adquiriram o Open Ephys através da Open Science Brasil